sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Top 10 piores presentes de amigo secreto

Olá.
Como você sabe, estamos no Natal (#CapitaoObvio). E com ele vem toda a sorte de confraternização: festa de empresa, festa de turma de colégio, festa da galera da rua etc. E, em tais festas, sempre rola aquela famosa troca de presentes chamada de amiga secreto (ou amigo oculto, ou amigo invisível, depende da sua região). Em teoria, é uma coisa bacana, porque todo mundo ganha presente. Eu disse, teoricamente. Na prática, nem todo mundo tem uma "noite feliz" depois do amigo oculto. Alguns deles até estragam amizades e relacionamentos pra sempre. E tudo por quê? Por causa dos presentes, mais precisamente, da falta de critério de certas pessoas pra presentear seu amigo oculto, sobretudo, se comparado ao seu próprio empenho em comprar um presente, no mínimo, legal.
Atento a essa data e prestando mais um maravilhoso serviço à comunidade, o Ora píulas! decidiu fazer uma lista com os 10 piores presentes. Aqueles que você só vai agradar o amigo secreto com um eles se tiver muita, mas muita sorte. E mais que enumerar, darei uma breve explicação for dummies de por que não dar tais regalos ao amigo em questão.
Estabeleci arbitrariamente uma ordem de (falta de) importância. Maaaaaas, você faz o seu critério se tiver juízo pra isso. Vamos a eles:

 10. Peso de papel.


Na boa: você acha mesmo que algum ser humano no seu juízo perfeito vai sair de casa desejando ganhar um peso de papel? Vamos combinar que qualquer objeto mais pesadinho ou mesmo uma pedra de calçamento podem perfeitamente cumprir a função a que o peso de papel se propõe. Vai aborrecer a si mesmo por gastar dinheiro numa coisa tão idiota e vai aborrecer seu amigo, que vai odiar seu presente.

9. Caixa de bombons.
Quem não gosta de chocolate, não é mesmo? E já que é uma coisa que todo mundo gosta, é uma boa ideia comprar e dar de presente, certo? Errado. Caixa de bombons é o tipo do presente em que você, depois de abrir, vai receber aquela pressão psicológica de seus convivas para socializá-lo. E nem adianta dizer que é presente e não pode dar nenhum. No imaginário popular, caixa de bombons é pra ser dividida. E, mesmo que você consiga escapar de dividir com os convidados, vai acabar dividindo com mãe, pai, irmão, irmã, namorado, namorada, esquema, gato véi e escambau. Sem falar que não é um presente duradouro, visto que a parte do presente que sobrou para você vai ser eliminada junto com as fezes mais tarde.

8. Vale-Presente.
Este é outro que com certeza seria o melhor presente da face da Terra, não fosse por dois detalhes: 1) Quebra-se a magia do embrulho do presente. Você embrulharia um vale-presente? Pois é. 2) Sem falar que é injusto com quem queimou neurônios e bateu pernas no Centro pra comprar o presente. E ainda vai fazer seu amigo andar também. Vale-presente é um presente legal sim e eu adoraria ganhar, mas é preferível dar em particular, não num amigo oculto.

7. Camiseta de liquidação.
 Este é mais um da série "parece uma boa ideia". E realmente, seria uma boa ideia se o contemplado com tal camiseta, no dia seguinte, não visse na rua trocentas pessoas com outras igualzinhas. Faça um esforço e compre uma mais carinha pro seu amigo.

6. CD.

Oi, século 21. Em um mundo com MP3, MP4 e MPN, ainda preciso discorrer sobre o inconveniente de se comprar CD?

5.Kit de copos.
Isso vale pra qualquer utensílio doméstico, mas como Kit de Copos é a vedete do amigo secreto Brasil afora, decidi citá-lo. Só uma consideração, que é semelhante ao que falei da caixa de bombons: presente de amigo oculto tem que ser para a pessoa, não para a casa. Nem em chá-de-panela se dá kit de copos. E se for inevitável dar, pelo menos, dê copos de vidro. Copos de acrílico é presente de cafuçu. Evite.

4. Cueca.

Isso vale pra qualquer roupa íntima, porque o nome já está dizendo: roupa íntima. Defendo que, a menos que a pessoa seja uma criança pequena e não tenha idade/discernimento pra fazer compras, cada um que cuide da aquisição de sua própria roupa de baixo. E, a julgar pelos amigos secretos que presenciei, nenhum dos possíveis "amigos" é íntimo o suficiente pra te dar uma lingerie ou uma cueca.

3. Caneta.
 A menos que essa caneta seja uma Mont Blanc, evite dar de presente, seja em amigo oculto, seja em qualquer confraternização da face da Terra.


2. Livros de auto-ajuda.


Um belo dia, você tira alguém no amigo secreto e resolve que vai inovar pagando de culto. Daí vai a uma livraria a fim de comprar um livro. Como você não saca nada de literatura nem do gosto literário de seu amigo, decide dar um livro de auto-ajuda que é uma coisa mais "genérica". Deixa eu te contar um segredo: você, ainda que sem intenção de fazê-lo, estará chamando seu amigo de infeliz, de frustrado, de mal-amado e/ou de brocha. Pelo menos, é o que o seu amigo vai imaginar que você pensa dele. Na boa. Compra outra coisa.

1. Agenda.



Vamos começar com a definição de agenda pra você entender imediatamente o porque de não dar tal regalo no amigo secreto:
 
agenda
a.gen.da
sf (lat agenda) 1 Livro ou caderno em que se anota dia a dia o que se tem a fazer.(Fonte: Michaelis .O grifo é meu)


Quer dizer, a pessoa já passa o ano inteiro preocupada com o que tem que fazer: atividades, contas a pagar, compromissos a cumprir e escambau. Aí, quando chega o Natal  que deveria ser uma época pra relaxar e pra comemorar, vem um filho de uma égua e te dá uma agenda. Daí, você se lembra que ano que vem vai começar tudo de novo. Compromissos, contas a pagar, etc. Ou seja, a pessoa volta a pensar nos problemas quando poderia ter recebido um presente realmente bom e esquecido de tudo. Se você deu agenda de amigo oculto, você acaba de fazer a noite do seu amigo infeliz. Parabéns, champs!


Bem, essas foram algumas pistas de como não proceder num amigo oculto. Se quiser e se lembrar de outros, fique à vontade nos comentários. Só dou um conselho. Tente dar o melhor presente possível no amigo oculto. Acredite: não há nada mais gratificante do que ver a felicidade e o brilho no olhar de outra pessoa ao receber um presente de que realmente gosta.
E um Feliz Natal a todos desde já.
Abraço.

15 comentários:

  1. Hum, até agora tou indo bem, não escolhi nenhum desses para o meu amigo secreto!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Vanessa8/11/11

    Concordo com todos os presente EXCETO com o cd, pois tem muitas pessoas que prestigiam o cantor(a) ou banda que gosta e tem o maior prazer de comprar o cd da band a,ver o encarte ,ter o cd mesmo ,p/ colecionar. Os outros eu concordo ,são uma porcaria mesmo, vc poderia substituir o cd por meias ,haushaush.

    ResponderExcluir
  3. isapaula7/12/11

    odeio ganhar meias!
    ja um cd ate q vaai pq eu n tenho mp3,mp4 e nenhum desses aparelhos mas meia eu n resisto!
    mas mesmo assim finjo que amei,que estava mesmo precisando pq a pessoa as vezes n tem condiçoes e o q vale mesmo é a intençao seja q vc ganhe um pc ou uma meia.
    beijoo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13/12/11

    Cara , quando eu vi a caneta me lembrei de uma coisa : no aniversário da minha amiga Marília , eu dei uma bolsinha lilás dom um lacinho dourado lindo de guardar maquiagem !e quando chego o dia do meu aniversário , ela me deu uma cachinha com um lacinho bonitinha , quando eu abri ...tinha uma CANETA E UMA MINI LANTERNA O.O !a caneta tava falhando , e a lanterna não funcionava direito , tava parando de funcionar as veses e tinha que dar uns tapinhas ! ela disse que a mãe dela ia dar um porta retrato lilás com uns enfeitezinhos lindos mas acho melhor comprar a caneta e a mini lanterna !
    ( ou seja : ACHO MAIS BARATO ¬¬)
    e depois de um tempinho minha outra amiga chego com o porta retrato igual que a mãe dela tava pensando em comprar! mas ele é muito lindo *-* eu amo minha amiga Marília , mas ela é muito MÃO DE VACA !

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13/12/11

    concordo com tudo, mas a camiseta, se o preço do amigo secreto for pequeno ainda é um bom presente. Sempre é bom ter uma camiseta básica. rsrs...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16/12/11

    Na verdade o que deveria estar em primeiro lugar é o famoso porta-retrato, saka's?!

    ResponderExcluir
  7. patricia19/12/11

    é sempre bom ter o valor do presente, porq já penso vc dá um notbook, e ganhar um par de brincos, HAHA muito legal

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22/12/11

    tinha pensado na agenda,mais mudei de idéia

    ResponderExcluir
  9. Anônimo17/11/12

    Olha eu aki gentee-----

    Oh isso me ajugo pakas**
    Vim ter uma noção do que a Tia Chata merece *-*
    Outro site disse que vc ganha o que vc é:mala sem alça,rei da cocada preta,etc...

    Curtii
    BY:Robertah

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22/11/12

    Minha sogra da uns presentes bem parecidos!!... KKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Anônimo28/11/12

    eu nao acho tao ruin a caixa de bombom porque tipo o amigo secreto da escola e de 5 a 10 reais e a caixa fica entre isso

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/12/12

    Nem eu gostaria de ganhar esses presentes,principalmente a caneta!Vc se esforça para dar um bom presente e acaba recebendo um pior!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11/12/12

    bom adorei essas digas pois eu estou participando de um amigo secreto e o meu é um homem e eu gostei muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12/12/12

    Pessoal eu ja ganhei uma sombrinha kkkkk
    eu odiei ainda mais q era d um namorado meu

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21/11/13

    Adorei as dicas, acho que vc poderia incluir perfume tambem, a menos que seja muito intimo da pessoa e conheça seus gostos aromaticos, acho que nao eh uma boa ideia. Sem contar que tem muita gente ignorante que ganha perfume e se ofende pq acha que vc a esta chamando de fedorenta!! Rrrsss. O problema eh: nao sobra muita coisa pra dar, ne messsss???

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.